terça-feira, 29 de maio de 2012

Um passeio pelo horto #2











Eu e as plantas, eu e as flores, as flores e eu e mais um passeio pelo horto. Sábado à tarde menina mãe e menina filha passearam pelo horto. A intenção era comprar uma orquídea interior branca para alegrar a nossa sala. Mas também queria uma planta para a mesa exterior e outra para fazer companhia à kamé, junto à janela da cozinha. Sendo certo porém, que esta última tinha que ser pequenina porque não nos podia impedir de vislumbrar o mar e, em determinados dias contemplar lindos barcos ao fundo. A Maria ficou completamente deliciada com esta última e tanto quanto me pareceu ficou com a impressão de que era comestível (não não é!) Não foi tarefa fácil mantê-la dentro do carrinho das compras, no horto e ao mesmo tempo ir colocando lá dentro as plantas... expliquei que as plantas também choram se lhes fizermos mal (olha... foi o que ocorreu quando a vi deitar a mão à flor da orquídea), de maneira que agora é vê-la a fazer-lhes miminhos e a atirar beijinhos. Mas se apanhasse a mais pequenina a jeito tenho impressão que se esquecia disto rapidamente. Ela gostou particularmente desta.
Ah, agora não rego plantas. Comprei um borrifador especificamente destinado para o efeito. A mais pequenina, perguntei o nome mas já me esqueci, ou não tivessem as plantas nomes muito estranhos, precisa constantemente de ser borrifada. A orquídea deve manter-se naquele vaso, apertadinha, porque segundo a funcionária que me atendeu, elas gostam de estar assim. Caso a queira mudar tenho que aguardar que perca a flor. Portanto, não é descuido nem malandrice, ela vai permanecer dentro dum vaso minúsculo (não se vê na foto) por sua própria vontade!
A gerbera é bonita, mas é daquelas que quanto a mim perderá a flor e o encanto a curto prazo. Quando isto acontecer talvez a mude para uma jardineira e aguarde que rebente no próximo ano. 
E já que falamos de plantas, aproveito para dizer que continuamos numa lógica de subsistência no que aos chás e especiarias diz respeito. Se precisarem de cebolinho, alecrim, salsa, hortelã, erva de fita e coentros é favor tocar no 4ºesquerdo! Thank you!!



2 comentários:

  1. Adoro passeios pelo horto, o problema é que me perco sempre e fico deliciada a apreciar a quantidade de coisas bonitas que existem e que me dá vontade de trazer para casa, principalmente agora que ando a decorar a minha casinha :)

    ResponderEliminar
  2. Já somos duas! E ramos de flores e rosas e tulipas? Aiiiii, adorooooo :)
    Essa fase de decoração da tua casinha deve ser deliciante! Do melhor mesmo. Aproveita!!

    ResponderEliminar